Verde de emoção A Ford prepara-se para dar continuidade ao conceito RS no novo Focus. Uma filosofia iniciada em 1970, na Alemanha, com o Escort RS1600, seguindo-se-lhes os Sierra e Fiesta. A sigla RS é utilizada pela segunda vez no Focus, depois de, em 2002, ter sido aplicada na primeira geração da sua versão mais aguerrida.
Com comercialização agendada para início de 2009, o novo Focus RS promete ser das mais eficazes e inebriantes propostas da classe. O que se descreve nas linhas que se seguem é bem elucidativo do potencial deste desportivo...
Visual de corridaAinda que a unidade que a Ford levará a Londres não passe de um showcar, pois existirão pequenos ajustes a fazer face ao modelo de produção, a verdade é que o Focus RS exibirá, decerto , um visual de corrida. Pelo menos, a avaliar pela agressividade da carroçaria, pintada de verde metalizado “Le Mans” (interpretação moderna da cor aplicada nos anos 70 nos Escort RS1600 dessa época), o respeito e a admiração parecem garantidos.
A exuberância desta cor contrasta de forma única com as inserções em preto baço: grelha; base dos pára-choques; molduras dos faróis de nevoeiro; rebordo dos grupos ópticos dianteiros; caixas dos retrovisores; “guelras” laterais com inscrição RS azul. Os vidros traseiros escurecidos, as jantes de 19”, as duas saídas de escape, as cavas das rodas drasticamente alargadas e o enorme deflector colocado no topo do óculo posterior completam a embalagem.
No interior, a exuberância desce de tom. Além do volante de três braços revestido a pele, dos pedais em alumínio, das bacquets Recaro com costuras azuis (nesta unidade, revestidas a Alcântara de cor cinzenta ao centro, e a tecido de cor verde nas extremidades), dos painéis das portas em pele com costuras azuis e da consola central com efeito de carbono, as diferenças face aos Focus “normais” residem, ainda, nos mostradores com iluminação azul, na alavanca da caixa e nos três manómetros adicionais colocados no topo do tablier. Ao pé do travão de mão, o botão “Power” permite ligar e desligar o motor.
Mecânica à alturaDesenvolvido a partir da base comum aos restantes Focus, o RS monta uma mecânica à altura. Sob o capot encontra-se o cinco cilindros Duratec 2.5 Turbo (cuja potência pode chegar aos 300 cv e o binário aos 410 Nm), modificado ao nível da pressão do turbo, gestão electrónica, árvore de cames, juntas e cabeças dos cilindros e sistemas de admissão e escape. Mesmo não tendo sido anunciadas performances, sabe-se, porém, que o Focus RS necessita de menos de 6 segundos para cumprir oos 0-100 km/h.
Equipado com controlo de estabilidade (desligável) mais permissivo, o Focus RS mantém a tracção dianteira com auxílio de um diferencial autoblocante. Segundo a Ford, a suspensão dianteira é inovadora: designada RevoKnuckle, foi desenhada para reduzir as vibrações na coluna de direcção nas fortes acelerações, nas curvas mais fechadas e nas passagens por superfícies irregulares.
A suspensão RevoKnuckle, desenvolvida no Centro de Pesquisa da Ford, em Aachen, na Alemanha, trabalha em estreita colaboração com o diferencial autoblocante (Quaife Automatic Torque Biasing). Além das vias 40 mm mais largas, o Focus RS dispõe ainda de semi-eixos mais robustos e longos, de molas e amortecedores revistos e de uma barra estabilizadora de maior diâmetro.
O pneus escolhidos para equipar este desportivo foram os Continental SportContact 3, de medida 235/35R19. Os travões recorrem a discos ventilados na frente (336 mm de diâmetro) e discos maciços na traseira (300 mm de diâmetro). Aguarda-se, por isso, com elevada expectativa a chegada do novo Ford Focus RS.
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